Web Design Responsivo, o Seu Nascimento

“No início de 2011 começaram a aparecer os primeiros sites com web design responsivo a palavra responsive ou em português responsivo (do dicionário que envolve resposta) ainda era muito desconhecida pelas empresas e profissionais de desenvolvimento de websites.

O HTML5 tornou-se tema na mídia em abril de 2010, depois que o CEO da Apple Inc., Steve Jobs emitiu uma carta pública intitulada “Reflexões sobre o Adobe Flash.”

Ethan Marcotte cunhou o termo “web design responsivo” (RWD), em um artigo da A List Apart.
Ele descreveu a teoria e a prática de web design responsivo em seu breve livro de 2011 intitulado Responsive Web Design.

O design responsivo foi listado como número 2 no Top Web Design Trends de 2012 pela revista .net depois da abordagem de Melhoria progressiva.

O site Mashable chamou o ano de 2013 Year of Responsive Web Design (“Ano do design responsivo”).

Desde 2011 até aos dias de hoje o web design responsivo, teve uma espécie de teoria da evolução das espécies de Darwin em ritmo muito acelerado, principalmente na experiência de utilização, proporcionada aos usuários.

Web Design Responsivo e a Experiência do Utilizador

Menus de navegação responsivo, que se aproximam cada vez mais da experiência de utilização de uma aplicação nativa de Android ou iOS.

Tipos de letra um pouco maiores, que se ajustam na sua dimensão, espaçamento e alinhamento em diversas resoluções, proporcionam uma leitura muito fluida, para que o utilizador evite fazer zoom, tudo se tenta aproximar da leitura e experiência que um livro nos proporciona.

Imagens responsivas que se ajustam automaticamente, consoante a dimensão do dispositivo em que for visualizada, por exemplo no formato paisagem do seu iPhone ou iPad é apresentada uma imagem com um enquadramento diferente se for visualizada na vertical no formato retrato.

Grelhas e colunas responsivas, que se ajustam automaticamente entre si, veja por exemplo a ilustração em cima, de 3 colunas horizontais no layout apresentado no seu Desktop, passam a 2 + 1 colunas se visualizadas no iPad no formato retrato vertical, ficando depois em 1+1+1 colunas verticais no formato retrato vertical, no iPhone.

Isto tudo para proporcionar a melhor experiência de visualização, leitura e interação no seu conteúdo, dos seus produtos ou serviços aos seus usuários.

10 Boas Razões, Porque deve ter um Site Responsivo.

web design responsivo

1 • Saiba que 4 em 5 consumidores, utilizam o seu smartphone para compras online.

2 • Sabia que em alguns países, já existem mais dispositivos mobile do que pessoas?

3 • 61% das pessoas deixarão o seu site, se este não está otimizado para mobile.

4 • 55% do tráfego da internet vem de dispositivos mobile e 45% de desktop.

5 • Sabia que já existem mais dispositivos mobile, do que TV’s no mundo?

6 • Desde 2012, que a Google recomenda o web design responsivo.

7 • Conteúdo numa plataforma, adaptável a vários dispositivos.

8 • Mais conversões, menos taxa de abandono do website.

9 • Mais garantia no Retorno de Investimento (ROI).

10 • Um site responsivo, uma campanha de SEO.

Web Design Responsivo, Conclusão

Bom, tentei simplificar e resumir um pouco e não utilizar termos muito técnicos, para descrever o porquê do web design responsivo. 

O web design responsivo está em alta na internet, e a crescer de ano para ano cada vez mais, onde já grandes empresas o estão a utilizar nos seus sites.

Contudo, você ainda pode usar sites com web design tradicional ou fixo, mas será que é isso que pretende?

Usando o web design responsivo no seu site, você vai estar com toda a certeza a investir no sucesso do seu negócio online, cativando e engajando cada vez mais utilizadores e clientes, que interagem de formas diferentes no seu site, com diversos dispositivos no seu dia à dia, no escritório no Desktop, em todo o lado com o seu Smartphone, e no conforto do seu sofá no seu Tablet.

Seja mais visionário do futuro do seu negócio online, usando o web design responsivo, vai com toda a certeza marcar muitos pontos a seu favor, em relação aos seus concorrentes, que ainda não usam o web design responsivo nos seus sites ou simplesmente o desconhecem.

 

Mais informação / Fontes

Subscreva o seu email, para saber o que está a chegar.

[mc4wp_form]

  • Sim, só vai receber no seu email informação útil e não spam.
  • Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento.